“O Pulsar Invisível: A Magia do Ritmo na Música”

O primeiro estímulo musical ao qual alguém reage é o ritmo. É talvez o principal elemento musical pois todas as músicas estão sujeitas a a um ritmo. O Ritmo é algo que flui ou se move de forma regular durante alguma atividade, dentro de um período de tempo.

O ritmo está inserido em tudo na nossa existência, se pararmos para pensar. Inicialmente, percebemos como a música é organizada no tempo e como os elementos musicais são organizados ritmicamente um em relação ao outro.

Na música ocidental, cujos conceitos teóricos iremos explorar no decorrer deste curso, existe um conjunto de símbolos desenvolvidos para que assinalar o tempo musical conforme um determinado andamento, em geral dado por batidas por minuto (BPM). Isso também permitiu que vários elementos da música fossem relacionados uns com os outros.

Esses nada mais são do que valores de duração (“valores das notas”) que formam a base da notação musical. A fim de não nos sentirmos desmotivados, tendo em vista a complexidade relativa da leitura musical, sei que você está ansioso por conseguir tocar seus primeiros acordes, falaremos com mais detalhes sobre a notação musical mais tarde, em um módulo a parte, dedicado apenas a esse assunto.

O que importa é compreendermos como o ritmo pode influenciar sua aprendizagem musical na medida do necessário neste momento. Como sabemos, não há que se falar em música sem ritmo, portanto, nesse sentido, vamos entender o que é o ritmo na música.

Devemos saber que o ritmo é composto por três elementos essenciais, a saber:

Batidas (pulsação) – É o elemento primário do ritmo, a marcação propriamente dita, é repetida constantemente num batimento regular de tempos iguais, que se caracteriza pela constância e repetição. São imprescindíveis para que nosso cérebro compreenda a música, como por exemplo o momento em que ocorre uma mudança de acorde ou mesmo indícios fornecidos pela sintaxe das palavras nas letras. Pode ser marcada por palmas, batidas numa caixinha de fósforo, latinhas com arroz. Na música ocidental tem sua organização baseada em uma alternância de sons fortes e fracos, regulares e repetitivos.

Tempo – É a taxa (ou velocidade relativa) na qual o pulso ou as batidas fluem através do tempo. Geralmente o tempo é determinado por batidas por minuto (BPM), que são dadas por aparelhos de precisão, que consigam oferecer batidas constantes e regulares, como o metrônomo, que nada mais é do que um relógio que marca o tempo por meio de bips. Uma marcação de metrônomo: por exemplo, MM=120 significa que em 1 min, ocorrerão 120 batidas ou batimentos, como o minuto tem 60 segundos, teremos duas batidas por segundo. Como se vê o tempo é o tempo real da música, diferentemente do andamento, que veremos a seguir.

Andamento – Sabemos que o tempo de uma música diz respeito ao tempo real, dado em batidas por minuto, matematicamente estável e demonstrado, já o andamento é o tempo musical, uma medida relativa, ou seja, ele relaciona os valores de duração das notas e pausas baseado em uma referência. O andamento também é dado por BPM, entretanto, sua utilização está relacionada a mudanças de tempo dentro da mesma música, como divisões de uma mesma peça, ou seja, partes da composição musical. Por exemplo, olhemos as 4 Estações de Vivaldi: A Primavera é dividida em: Allegro, Largo e Allegro Pastorale. Como a peça tem 3 divisões, nós falamos que a música tem 3 movimentos. Os andamentos então são os nomes dos movimentos, ou seja, o próprio Allegro, Lento, Adagio etc. Como se vê os nomes dos andamentos estão todos em italiano, pois praticamente toda nomenclatura musical, quando de seu surgimento, foi feita pelos italianos. Existem inúmeras indicações de andamentos no mundo da música, alguns até seguidos de termos expressivos, como Jocoso, Com Alma, entre outros. Mencionamos o conceito para que não fiquem brechas no seu conhecimento, contudo, não há necessidade de se preocupar com isso neste momento.

Relação do Andamento com o Tempo

Aqui vai uma estimativa geral dos valores de BPM (batidas por minuto) associados aos termos italianos de andamento musical, mas é importante lembrar que esses valores podem variar dependendo da interpretação do compositor e do músico:

Lento – Geralmente, cerca de 40-60 BPM.
Adagio – Geralmente, cerca de 66-76 BPM.
Andante – Geralmente, cerca de 76-108 BPM.
Allegro – Geralmente, cerca de 120-168 BPM.
Presto – Geralmente, cerca de 168-200 BPM.
Vivace – Geralmente, cerca de 132-160 BPM.
Largo – Geralmente, cerca de 40-60 BPM.
Prestíssimo – Geralmente, mais de 200 BPM.

Lembre-se de que esses valores são apenas estimativas e podem variar de uma composição para outra. Além disso, o andamento correto da música pode ser indicado de forma precisa por meio dos BPM fornecidos pelo metrônomo. Muitas partituras musicais também incluem indicações específicas de BPM para ajudar os músicos a entenderem o andamento desejado pelo compositor.